Interna

16/07/2025 - quinta-feira - 03:13 PM

Cotrijal Insumos: a melhor estratégia para o campo

Foto de pulverizador em lavoura de soja.

Por trás de cada safra bem-sucedida, há inúmeros detalhes. Ter à disposição insumos de qualidade, no momento certo e a preço competitivo é fator essencial para garantir a rentabilidade e a sustentabilidade da propriedade.

Na Cotrijal, a equipe Comercial Insumos atua como um elo entre a tecnologia e o campo. Trabalha focada em oferecer para o produtor rural sementes de alto rendimento e os melhores defensivos, fertilizantes e corretivos. A busca por condições comerciais adequadas à realidade da propriedade e por agilidade na entrega também faz parte da missão do setor.

“Somos reconhecidos como uma cooperativa que atua entregando confiança na área de insumos, porque temos um amplo portfólio, validado pela nossa equipe técnica. Além disso, o planejamento adotado possibilita entregar os produtos com preço justo e no tempo que o produtor precisa”, explica o gerente Comercial Insumos, Diego Wasmuth.

A engrenagem do setor gira com precisão. A equipe é responsável pela compra, precificação e alinhamento da distribuição entre centros de distribuição de uma ampla gama de produtos: fertilizantes, defensivos, corretivos e sementes de soja, milho, trigo, canola e também sementes de cobertura.

É um trabalho diário de contato com fornecedores, alinhamento de negociações de compra e comunicação com as unidades da cooperativa. O transporte de fertilizantes e corretivos é alinhado de forma conjunta com a área de logística da Cotrijal.

Diego Wasmuth, gerente Comercial Insumos, destaca o planejamento antecipado | Foto: Divulgação | Cotrijal

O setor é dividido em três frentes, com colaboradores que atuam especificamente nessas áreas: compras, precificação/suporte às unidades e planejamento logístico. Cada colaborador recebe preparação dentro da necessidade da sua função, mas há um ponto em comum entre todos: o elevado senso de responsabilidade.

“Sabemos que nosso trabalho pode impactar diretamente o produtor. Por isso, planejamos cada etapa com antecedência”, destaca Diego Wasmuth. “Obviamente que dependemos de terceiros, como os fornecedores, mas para evitar imprevistos trabalhamos com planejamento antecipado”.

Antes de qualquer produto chegar ao portfólio da Cotrijal, ele precisa provar sua eficiência. Todos os insumos comercializados passam por rigorosos testes na área experimental da cooperativa. As sementes são validadas em uma área localizada junto à Unidade de Beneficiamento de Sementes. E os defensivos, fertilizantes e corretivos, na área localizada junto ao Parque da Expodireto Cotrijal.

“Nossa missão é comprar os melhores produtos, dos melhores fornecedores, por preço justo, sempre respeitando as necessidades dos produtores e o prazo combinado.”

Diego Wasmuth, gerente Comercial Insumos

Somente após a validação técnica feita pela equipe de Produção Vegetal, o comercial entra em ação para negociar com os fornecedores. Esse processo garante que os produtores rurais que adquirem seus insumos na cooperativa tenham acesso apenas ao que realmente entrega resultados nas lavouras.

Outro diferencial é que a cooperativa compra defensivos, fertilizantes e corretivos direto da indústria, sem intermediários, e rastreia toda a entrega até os centros de distribuição. Isso protege o produtor contra insumos de origem duvidosa (falsificados, roubados ou danificados), garantindo tranquilidade e segurança no momento da aplicação.

“A garantia de qualidade é essencial para o produtor. Na hora de comprar seus insumos, o produtor precisa refletir que não dá para colocar em risco o resultado de uma safra comprando defensivos de pessoas ou empresas que não ofereçam essa garantia”, alerta o gerente Comercial Insumos da Cotrijal.

A compra antecipada de insumos hoje não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Desde a pandemia de Covid-19, o modelo de distribuição da indústria mudou. As empresas trabalham sob demanda e não mantêm estoques elevados.

A Cotrijal orienta os produtores sobre a importância desse planejamento, reforçando que a antecipação é o caminho para assegurar os produtos mais estratégicos da próxima safra.

“Precisamos nos adaptar a essa nova realidade. Procuramos prever eventuais demandas, mas caso o produtor não se organize antecipadamente poderá haver o risco de não conseguirmos alguns produtos mais procurados ou que não haja tempo hábil”, explica Diego Wasmuth.

Compartilhe essa publicação!

Nas redes

Ou pelo link

https://cotrijal.com.br/blog...

Mande um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras publicações

Cotrijal Insumos: a melhor estratégia para o campo

Entenda como funciona o cooperativismo

Saiba como o movimento gera transformações nas comunidades

História que inspira

A Cotrijal incentiva associadas, como Lisiane Weber, a buscar espaços e mostrar seus talentos e competências