Interna

14/11/2025 - sexta-feira - 11:02 AM

Coleiras eletrônicas promovem transformação no monitoramento de rebanhos de leite

Mais de 1,1 mil animais são acompanhados por coleiras disponibilizadas pela Cotrijal em parceria com a Cowmed
Foto de vacas com coleiras eletrônicas.

A primeira coisa que o produtor Fabrício Zatt, de Colorado/RS, faz todos os dias depois de acordar é verificar como estão as vacas da propriedade. Para isso, ele não precisa se dirigir ao galpão, falar com os funcionários ou sequer sair de dentro de casa. Ele acessa um aplicativo no celular onde pode verificar se os animais estão comendo bem, se estão no cio e até mesmo se apresentam sintomas indicativos de alguma doença. A partir dessas informações, Fabrício pode passar orientações para os funcionários, esclarecer dúvidas com o técnico da cooperativa e tomar decisões mais assertivas relacionadas ao andamento da propriedade.

Esse monitoramento a distância é possível graças ao uso de coleiras eletrônicas que acompanham as vacas e registram informações sobre a saúde, alimentação e bem-estar dos animais durante 24 horas por dia. Esses dados são disponibilizados em um aplicativo que organiza as informações e gera gráficos conforme a vaca, lote e rebanho. A ferramenta pode ser acessada a qualquer momento pelo produtor e pelo técnico da Cotrijal que acompanha a propriedade.

Os dados coletados pelas coleiras eletrônicas são disponibilizados em um aplicativo que pode ser acessado por produtores e técnicos | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

No caso da família Zatt, que possui 280 animais, 150 já utilizam a coleira, o que corresponde à maioria das vacas em lactação. Utilizando essa tecnologia há cerca de cinco anos, Fabrício percebe diversas mudanças e vantagens, principalmente para a saúde dos animais. “Antes da vaca acusar qualquer sintoma, já vem no aplicativo um aviso de que ela não está bem. Então podemos fazer a prevenção e medicar com antecedência, antes de agravar o problema. Assim, a recuperação da vaca também é mais rápida”, explica o produtor. Desta forma, ele consegue reduzir os custos com medicamentos e minimizar o impacto da enfermidade na produção, além de diminuir os riscos de perda do animal.

A tecnologia também ajuda identificar quando as vacas estão no cio e os melhores horários para inseminação, assim como comportamentos indicativos do bem estar dos animais. “Como as vacas são monitoradas 24 horas por dia, recebemos informações que as observações visuais não conseguem captar. O monitoramento é capaz de perceber mudanças no comportamento de uma vaca doente até três dias antes do que seria perceptível ao cuidador dos animais. Além de auxiliar na identificação de cio, também nos informa dados de rebanho que permitem melhorias no manejo, como uma redução da ruminação devido à mudanças de dieta ou um aumento da ofegação por estresse calórico. Essas vantagens têm ainda mais valor para rebanhos maiores e propriedades em que os produtores, devido às várias tarefas do dia a dia, não conseguem monitorar e observar as vacas”, explica o gerente de Produção Animal da Cotrijal, Alan Issa Rahman. Desta forma, o monitoramento eletrônico torna a produção de leite mais eficiente e rentável.

Assistência personalizada

As informações disponibilizadas pelas coleiras e pelo aplicativo tornam o monitoramento do rebanho mais completo e preciso, permitindo que produtores e técnicos identifiquem mais rapidamente possíveis problemas e tomem decisões mais assertivas relacionadas aos animais, desde a escolha de um animal para descarte, passando por tratamentos mais precisos e até a seleção de vacas para inseminação com genéticas mais avançadas. Com os dados, o técnico também consegue chegar na propriedade mais preparado e identificar possíveis emergências antecipadamente. “É mais uma ferramenta de trabalho que nós temos para auxiliar o associado. Nesse caso, soma bastante porque são informações que as coleiras conseguem extrair diretamente da vaca”, avalia o médico veterinário Diego Gabriel Xavier, que acompanha a propriedade da família Zatt.

O técnico é capaz de oferecer recomendações mais precisas a partir das informações extraídas das vacas | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

Desta forma, o serviço qualifica a assistência técnica, que passa a ser ainda mais personalizada para cada animal e rebanho. “O produtor já conta com uma assistência técnica diferenciada e de alta qualidade para todos os serviços que a pecuária de leite demanda. Com as coleiras, trabalhamos com ainda mais prevenção e assertividade, tendo como base a expertise técnica da Cotrijal e os dados que o próprio animal demonstra”, explica a coordenadora de Produção Animal da Cotrijal, Bianca Ribeiro de Souza.

“Com as coleiras, trabalhamos com ainda mais prevenção e assertividade, tendo como base a expertise técnica da Cotrijal e os dados que o próprio animal demonstra.”

– Bianca Ribeiro de Souza, coordenadora de Produção Animal da Cotrijal

Entre as principais taxas e índices mensurados pela tecnologia estão a taxa de serviço – que calcula o número de vacas inseminadas em relação ao total de animais aptos – , as taxas de concepção e de prenhez. Além disso, é possível calcular os dias de lactação de cada animal com maior precisão. Qualificando o acompanhamento dos animais e a tomada de decisões na propriedade, a tecnologia gera economia e aumenta a produtividade, o que resulta em mais rentabilidade para os produtores. “A ferramenta impacta na produtividade do leite por causa da assertividade. No longo prazo, todos os benefícios vão se somando e gerando maior produção e lucratividade”, afirma Xavier.

A tecnologia qualifica a assistência técnica prestada pela Cotrijal, que passa a ser ainda mais personalizada para cada animal e rebanho | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

Parceria e benefícios

Atualmente, a Cotrijal conta com mais de 1,1 mil animais monitorados com as coleiras. A cooperativa oferece a tecnologia por meio de uma parceria com a Cowmed, empresa brasileira de monitoramento de gado leiteiro. Com isso, os produtores associados à cooperativa têm condições facilitadas para contratar os equipamentos. O objetivo da iniciativa é disseminar a tecnologia e aprimorar a eficiência das propriedades atendidas pela Cotrijal. “Entendemos que fornecer tecnologias eficazes, comprovadas e que geram resultado é um dos principais papéis do Departamento Veterinário (Devet). Por isso, visamos oferecer ao produtor atendido pela Cotrijal aquilo que há de mais moderno e que comprovadamente gera resultados”, explica Rahman.

“Fornecer tecnologias eficazes, comprovadas e que geram resultado é um dos principais papéis do Departamento Veterinário (Devet).”

– Alan Issa Rahman, gerente de Produção Animal da Cotrijal

A contratação por meio da cooperativa também permite que os produtores experimentem a tecnologia sem realizar a compra definitiva dos equipamentos. Essa experiência é importante pois a plataforma exige uma rotina de cadastro e atualização regular dos dados relacionados ao ciclo de vida dos animais, incluindo informações reprodutivas, dados relativos ao parto e condições gerais de monitoramento de rebanho. “O funcionamento eficiente depende de pessoas responsáveis na propriedade que coloquem essas informações no sistema. Então o produtor precisa se adaptar a essa rotina para que o algoritmo funcione e ofereça taxas mais precisas. Fazendo a contratação pela Cotrijal, o produtor tem a chance de experimentar e ver se a tecnologia se adequa à propriedade dele”, explica Bianca.

Para adotar o uso de coleiras através da Cotrijal, os produtores associados devem entrar em contato com o veterinário que acompanha a propriedade e demonstrar o interesse. A partir disso, a cooperativa e a Cowmed dão andamento à solicitação para realizar a implementação das coleiras e disponibilizar o aplicativo ao produtor e ao técnico.

Compartilhe essa publicação!

Nas redes

Ou pelo link

https://cotrijal.com.br/blog...

Mande um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras publicações

Coleiras eletrônicas promovem transformação no monitoramento de rebanhos de leite

Mais de 1,1 mil animais são acompanhados por coleiras disponibilizadas pela Cotrijal em parceria com a Cowmed

Movimento em evidência: o mundo reconhece a força do cooperativismo

Confira a entrevista especial com a superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella

Trabalho e confiança para uma safra de trigo promissora

Confira as recomendações para garantir uma colheita ainda mais eficiente