A safra de verão é o principal momento do calendário agrícola do produtor rural gaúcho. Começa lá atrás, com toda a preparação da terra, escolha da cultivar mais adequada, semeadura, manejos diversos contra pragas e doenças…e chega à sua reta final com a expectativa de que todo o trabalho produza bons frutos, com cada vez mais eficiência, inovações, tecnologias e consequentemente altas produtividades.
Mesmo com todo o empenho e dedicação, produtores e produtoras rurais vêm enfrentando grandes adversidades nas últimas safras, com destaque para os desafios climáticos – estiagens em sequência, enchente e uma nova estiagem neste ano. Segundo o Departamento Técnico (Detec) da Cotrijal, a avaliação geral é de que a safra foi desafiadora em termos climáticos e também de manejo. Em função da falta de chuva nos últimos meses, os resultados de produtividade variam e dependem das condições em cada região. Na área de atuação da Cotrijal, a média de produtividade está estimada em 41 sacas por hectare.
Ser produtor ou produtora rural é uma missão desafiadora. E são nestes momentos em que contar com uma cooperativa ao lado faz toda a diferença. Afinal, o cooperativismo une pessoas que possuem objetivos em comum e as fazem chegar ainda mais longe – até lugares que talvez uma pessoa sozinha não chegaria.
Existem muitos motivos para você depositar a sua safra na Cotrijal, mas aqui destacamos cinco deles. Confira!
Assistência técnica o ano inteiro:
Um dos destaques da atuação da cooperativa é o suporte técnico prestado aos associados. São cerca de 120 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que realizam o trabalho a campo, orientando os produtores rurais conforme as suas necessidades, desde o planejamento da produção até a colheita e comercialização do grão. O nosso chamado Departamento Técnico (Detec), produz muito conhecimento e compartilha essas informações para que os agricultores possam aplicar no dia a dia e desenvolver a sua propriedade. São muitas pesquisas e estudos desenvolvidos, com destaque para a Área de Pesquisa e Validação da Cotrijal, um espaço de 11 hectares em que a cooperativa realiza testes e avalia produtos, cultivares, tecnologias e manejos. O objetivo é construir um posicionamento técnico seguro e personalizado para cada região de atuação, além de oferecer um portfólio de produtos com qualidade e eficácia comprovada.
Os dados de produtividade na área de atuação da Cotrijal reforçam a importância do suporte técnico da cooperativa. Nos últimos anos, a média de produtividade na área de atuação da Cotrijal tem superado a média estadual de produção de soja. Na safra 2023/2024, por exemplo, enquanto as médias estadual e nacional ficaram em 48,4 sacas por hectare e 53,4, respectivamente, a média na área da Cotrijal foi de 58,7 sacas por hectare.

Você é o(a) dono(a) da Cotrijal:
Ao fazer parte de uma cooperativa, você exerce o papel de dono dela. Entre os diferentes benefícios, como acesso a melhores condições de negociação de insumos e de venda dos grãos, apoio técnico e capacitações, um dos grandes destaques é a participação econômica – ao final de cada exercício os resultados são divididos entre os associados, proporcionalmente aos seus negócios realizados na cooperativa.
Neste mês de março, por exemplo, mais de R$ 24,7 milhões foram distribuídos aos associados da Cotrijal, valor referente às sobras da cooperativa correspondentes ao exercício de 2024. O valor que equivale a cerca de 200 mil sacas de soja.
Armazenagem de grãos:
A cooperativa disponibiliza aos produtores uma ampla estrutura para o recebimento e armazenagem de grãos. São 79 unidades de recebimento na área de atuação da Cotrijal, equipadas com tecnologia de ponta e capacidade para 1,2 milhão de toneladas.
Armazenar os grãos adequadamente e com segurança é essencial para preservar a qualidade do produto e é também fundamental para proteger os investimentos realizados ao longo de toda a safra. Esse cuidado não apenas preserva a qualidade da produção, mas também oferece ao agricultor a possibilidade de planejar estrategicamente a comercialização.
Credibilidade e confiança:
Com mais de 17 mil associados, a Cotrijal figura entre as principais cooperativas agropecuárias do país. Atualmente está presente em 53 municípios gaúchos e conta com uma estrutura com 79 unidades de recebimento e armazenagem de produção, tornando-se referência no mercado de commodities pela constante evolução e qualidade nos serviços que oferece. Agrega ainda uma Unidade de Beneficiamento de Sementes, uma Fábrica de Rações, TRR, e complexo de 32 Lojas, 15 Supermercados e um Atacado. São 67 anos de atuação, com mais de 2,5 mil colaboradores.
Impacto social:
A atuação das cooperativas gera uma série de impactos positivos nas comunidades ondem estão presentes. O próprio “compromisso e valorização da comunidade” é um dos princípios do cooperativismo, reforçando o seu papel no desenvolvimento sustentável. Os impactos e benefícios são diversos e incluem desde o fortalecimento da economia local até melhorias na qualidade de vida dos produtores rurais e suas famílias. Importante destacar ainda que o desenvolvimento das áreas rurais produz resultados positivos também nas cidades, em que a geração de emprego e renda impulsiona outros setores como comércio, serviços e infraestruturas dos municípios.
Tanto em momentos bons, quanto em tempos desafiadores, a Cotrijal segue firme ao lado do produtor rural, oferecendo não apenas os serviços necessários, mas também o apoio e a confiança que fazem toda a diferença ao longo da safra. Afinal, a força da cooperativa reflete o sucesso dos seus associados e com empenho e união de todos é possível enfrentar os desafios e alcançar novos horizontes.