Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Evento da Fundacep debate a cultura do milho

O evento, realizado com o objetivo de descentralizar as informações geradas pela pesquisa, reuniu participantes das cooperativas mantenedoras da instituição.

Na parte da manhã, o pesquisador na área de entomologia, Mauro Tadeu Braga da Silva falou sobre manejo de pragas na cultura do milho, com enfoque no milho BT¨. Ele ressaltou que embora eficiente no controle das lagartas, essa biotecnologia não dispensa um manejo adequado, que pode incluir a aplicação de inseticidas.

A pesquisadora Larissa Winckler, melhorista em genética de milho, deu seqüência à discussão, mostrando o trabalho que a Fundacep vem realizando com a cultura do milho. Ela detalhou os eventos de biotecnologia firmados com as empresas obtentoras, e também apresentou os resultados de produtividade dos híbridos Fundacep.
Sobre o programa de melhoramento genético desenvolvido pela Fundacep falou o pesquisador Leo Duc R. da Conceição. Ele destacou que a instituição vem acompanhando todas as tecnologias e dentro dos próximos anos estará apresentando seu portfólio de híbridos resistentes a lagartas e herbicidas.

Outro assunto debatido no treinamento foi manejo de plantas daninhas. O pesquisador da área, Mário Bianchi, alertou para a necessidade de controle da buva no inverno, principalmente nas áreas que não serão cultivadas com cereais e naquelas mantidas com pastagens. "É preciso monitoramento permanente", disse. Bianchi também chamou a atenção para o azevém resistente a glifosato nos cereais - trigo e cevada. Ele orientou que a dessecação que o produtor efetue a dessecação pelo menos três semanas antes do plantio para evitar problemas de resistência, e que o departamento técnico da cooperativa seja acionado assim que houver qualquer dúvida.

O evento foi encerrado com um debate sobre fertilidade do solo, com o pesquisador Jackson Fiorin.

Para o coordenador técnico da Cotrijal, Robson Sandri, o treinamento serviu para posicionar a área técnica em relação a melhor estratégia a ser utilizada no cultivo do milho, visando otimização de recursos, eficiência tecnológica e ganhos de produtividade e qualidade na cultura.