Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Produtores de Não-Me-Toque visitam propriedades de leite

Desta vez, participaram produtores de São José do Centro, Colônia Vargas, Colônia São Pedro e Rincão Doce, localidades do interior de Não-Me-Toque. O projeto, que iniciou no ano passado, já beneficiou mais de 800 pessoas, entre produtores, estudantes e profissionais das áreas de agronomia e medicina veterinária. O objetivo é estimular a reflexão sobre a importância da atividade leiteira como alternativa de renda e da necessidade de buscar a profissionalização para garantir melhores resultados.

O produtor Airton Markmann, de Não-Me-Toque, que trabalha com a produção de leite há 25 anos, vê o projeto como importante forma de agregar conhecimentos aos associados da Cotrijal. "Oportuniza a troca de experiências e reafirma a importância da atividade leiteira, especialmente para a pequena propriedade", avalia.
Investindo na atividade leiteira há 11 anos, a associada Ângela Sella, de Rincão Doce, entende que a Cotrijal está no caminho certo ao incentivar o produtor a buscar melhores resultados na produção de leite. Depois de visitar as três propriedades integrantes do projeto - de Luiz Carlos Schuster, de José Romeo Kraemer e de Elton Heller - ela disse ter mais uma vez evidenciado a importância do bom gerenciamento da atividade. "Controlar os custos de produção é fundamental para ter sucesso na produção leiteira", afirma.

Para o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, o bom desempenho das propriedades visitadas demonstra que o produtor da região está cada vez mais profissionalizado. "Anos atrás, íamos para outras regiões ver o que os produtores faziam para obter bons resultados na atividade leiteira e hoje temos aqui, pertinho, bons exemplos", ressaltou durante a visita na propriedade de Luiz Carlos Schuster, enfocando que além das três propriedades escolhidas para servir de demonstração da importância da atividade como alternativa de renda e incentivar a profissionalização, na área de atuação da cooperativa existem dezenas de produtores que têm se destacado.