Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Digitalização no campo é essencial, diz presidente da Cotrijal em debate

06/10/2020

Digitalização no campo é essencial, diz presidente da Cotrijal em debate
Nei César Manica foi um dos debatedores de seminário virtual que aconteceu na manhã desta terça

A adoção de tecnologias digitais vem crescendo no campo, mas esbarra ainda na falta de conectividade. A avaliação foi feita pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica, durante seminário virtual na manhã desta terça-feira, 6/10, que debateu o resultado de estudo intitulado “A mente do agricultor brasileiro na era digital”.

A pesquisa foi concluída no início do ano pela consultoria McKinsey & Company e revela que a maioria dos produtores rurais brasileiros utiliza ou pretende adotar algum tipo de tecnologia de agricultura de precisão, a realização de compras online para as fazendas é cada vez mais frequente e as certificações que atestam a adoção de práticas sustentáveis nas propriedades vêm ganhando relevância na hora de atender às exigências dos compradores. 

Para Manica, a digitalização vem se mostrando grande aliada para melhores resultados no campo. Citando como exemplo o mapeamento, via satélite, de todas as propriedades dos associados, ele destacou que a Cotrijal vem se inserindo no processo de inovação que está ocorrendo preocupada em buscar ferramentas que agreguem valor, facilitando os processos e a tomada de decisão. 

Um dos desafios, segundo ele, é integrar as várias tecnologias existentes. “A cooperativa filtra o que traz resultado. Esse é um dos grandes diferenciais para o nosso produtor”, apontou, informando que a Cotrijal vem trabalhando também com um portal onde o associado tem acesso a informações exclusivas e a todo seu histórico de relacionamento com a cooperativa.

O seminário virtual foi organizado pelo Grupo RBS, com mediação da jornalista especializada em agronegócio e titular da coluna Campo e Lavoura em Zero Hora e GZH, Gisele Loeblein. Participaram também: Nelson Ferreira, sócio-sênior da McKinsey & Company; Sergio Canova, sócio e líder do escritório da McKinsey na Região Sul; Frederico Logemann, Head de Inovação, Estratégia e Relações com Investidores da SLC Agrícola; e Edson Bolfe, pesquisador da Embrapa.

A PESQUISA - Em janeiro, a empresa de consultoria McKinsey & Company ouviu 750 agricultores em 11 estados do Brasil, dentre eles o RS, para traçar um perfil do produtor brasileiro e verificar o alcance e os impactos da tecnologia no dia a dia do campo, ilustrando como a era digital tem influenciado a rentabilidade da atividade agropecuária.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal