Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Presidente da Cotrijal participa de debate promovido pela AL/RS

24/07/2020

Presidente da Cotrijal participa de debate promovido pela AL/RS
Nei César Manica apontou gargalos para avanço da agropecuária gaúcha (Clique para ver mais imagens)
Segundo Manica, alto custo com logística e impostos é o principal entrave

O alto custo logístico e de impostos é um dos principais pontos que compromete a competitividade da agropecuária gaúcha. A avaliação foi feita pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica, durante o Seminário da Competitividade, na manhã desta sexta-feira, 24/7.

O evento virtual, promovido pela Assembleia Legislativa gaúcha, reuniu autoridades do setor público, como o governador Eduardo Leite, e lideranças empresariais para discutir os diferenciais competitivos do RS em relação a outros estados.

Manica defendeu uma reforma tributária que seja justa para o setor e a sociedade como um todo. “Os custos vêm crescendo de forma rápida e a atual política de impostos tem grande parcela nesse custo, tornando desafiadora a missão de produzir alimentos”, ponderou.

O presidente da Cotrijal elencou como prioritário ainda o incentivo a projetos de industrialização, para agregação de valor. Hoje, o Rio Grande do Sul é grande exportador de commodities, para outros estados e para fora do Brasil.

Ressaltou como importante também a busca, pelo Rio Grande do Sul, do status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação, facilitando os negócios internacionais.


O debate 

Participaram do seminário, junto com o presidente da Cotrijal: o governador do RS, Eduardo Leite; o presidente da AL/RS, deputado Ernani Polo; o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Cláudio Gastal; Luiz Felipe d’Ávila e José Henrique Nascimento, do Centro de Liderança Pública; os empresários Daniel Randon e Leonardo Fração; o presidente da Câmara Log, Paulo Menzel; o presidente do Lide, Eduardo Fernandez; e o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

A atividade foi transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 61.2, canal 16 da Net e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs), pela Rádio Assembleia (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal


Presidente da Cotrijal participa de debate promovido pela AL/RS Segundo Manica, alto custo com logística e impostos é o principal entrave