Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Simpósio Leite Real Cotrijal reúne mais de 100 produtores em Tapejara

Simpósio Leite Real Cotrijal reúne mais de 100 produtores em Tapejara
120 produtores ligados às unidades de Negócios de Tapejara, Água Santa e Mato Castelhano estiveram no Clube Comercial (Clique para ver mais imagens)
Gerente de Produção Animal, Renne Granato Vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder Alexandre Doneda, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal Aconteceu a palestra com a médica veterinária, Cristiane Azevedo O evento trouxe ainda o depoimento da produtora de Castro, Mariele Stockler Produtor Nédio Antônio Genario, de Vila Lângaro, com o veterinário da Cotrijal Nathan da Rosa Além das palestras, os produtores ainda tiveram a oportunidade de fazer bons negócios

Para ter produtores mais tecnificados, com maior rentabilidade na atividade leiteira em toda a sua área de atuação, a Cotrijal realizou uma edição especial do Simpósio Leite Real em Tapejara, nesta quarta-feira (07/08).

Ao todo, 120 produtores ligados às unidades de Negócios de Tapejara, Água Santa e Mato Castelhano estiveram no Clube Comercial e assistiram palestras técnicas com especialistas na área com foco em práticas e recomendações para alcançar mais leite/hectare/ano.

A manhã de atividade começou com a palestra de Alexandre Doneda, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal, que trouxe informações sobre ‘Manejo adequado do solo, para altos rendimentos de pastagem, forragem e silagem’.

Destaque também para a participação da médica veterinária Cristiane Azevedo, que falou sobre o controle de mastite em fazendas leiteiras e o manejo de terneiras. “Trabalhar com a prevenção é o melhor manejo”, enfatizou Cristiane.

Case de sucesso – O evento trouxe ainda o depoimento da produtora de Castro (PR), Mariele Stockler, que falou da realidade da propriedade da família no Sítio São Sebastião, hoje referência em produção de leite com CCS (Contagem de Células Somáticas) abaixo de 100 mil. 

Nédio Antônio Genario, de Vila Lângaro, tirou lições importantes das palestras. “Notei que temos algumas falhas na criação de terneiras. Por isso, muitos dos ensinamentos debatidos aqui hoje serão aplicados no nosso dia a dia”, disse. O produtor trabalha com Sistema Compost Barn, com mais de 70 animais em lactação, e tem visto a sua propriedade evoluir com a assistência da Cotrijal. 

Presenças – Também prestigiaram o evento, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, colaboradores da cooperativa e técnicos do Departamento Veterinário.

“A atividade leiteira tem uma importância muito grande para a cooperativa e para a economia dos municípios. A forte adesão de produtores nestes dois dias de evento mostra o quanto a Cotrijal pode contribuir para que produtores possam crescer na atividade”, pontuou Schroeder.

Evento tradicional

O Simpósio Leite Real acontece há três anos em Não-Me-Toque, município sede da cooperativa. Mas esta foi a primeira vez que a programação aconteceu em dois dias com a mesma temática: na terça-feira (06/08) no parque da Expodireto Cotrijal; e no dia seguinte na região onde a Cotrijal passou a atuar em 2016.

“A nossa intenção é levar conhecimento de forma simples e prática para melhorar a qualidade da produção e a rentabilidade dos nossos produtores. Neste ano, para alcançar um número maior de pessoas, resolvemos estender a programação também para Tapejara, facilitando o deslocamento e a participação dos nossos associados que estão longe de Não-Me-Toque”, comentou o gerente de Produção Animal, Renne Granato.

Além das palestras e confraternização, os produtores ainda tiveram a oportunidade de fazer bons negócios, com preços diferenciados junto aos estandes das empresas parceiras que levaram seus produtos ao evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal


Simpósio Leite Real Cotrijal reúne mais de 100 produtores em Tapejara Gerente de Produção Animal, Renne Granato Vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder Alexandre Doneda, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal Aconteceu a palestra com a médica veterinária, Cristiane Azevedo O evento trouxe ainda o depoimento da produtora de Castro, Mariele Stockler Produtor Nédio Antônio Genario, de Vila Lângaro, com o veterinário da Cotrijal Nathan da Rosa Além das palestras, os produtores ainda tiveram a oportunidade de fazer bons negócios