Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

PROGRAMA SENTINELA : Aplicação nitrogenada faz a diferença

PROGRAMA SENTINELA : Aplicação nitrogenada faz a diferença

A boa condição das lavouras de inverno não é motivo para que o produtor deixe de lado os próximos manejos. Nesse sentido, o Departamento Técnico da Cotrijal orienta para que os trabalhos sejam direcionados para a realização das aplicações de nitrogênio em cobertura de trigo e cevada. Uma prática que acontece de 30 a 45 dias após a emergência das plantas. 

De acordo com o coordenador técnico de Difusão, Alexandre Nowicki, a aplicação do nitrogênio em cobertura, além de disponibilizar esse nutriente no momento de maior consumo da planta pode, conforme a época de aplicação, alterar o rendimento de grãos. Em suma, pode influenciar no número de espigas por planta, número de grãos por espiga, bem como a massa dos grãos. 

“É uma prática que tem influência direta no rendimento e qualidade dos grãos produzidos e deve coincidir com os estádios em que o potencial de rendimento está sendo estabelecido. Em caso de dúvida, recomendamos sempre o produtor buscar a ajuda de um profissional técnico da Cotrijal”, ressalta Nowicki. 

Quanto à aplicação em áreas de trigo e cevada semeadas em restevas de milho, Nowicki, alerta que a estratégia deve ser outra. “Nesses casos, deve-se antecipar a primeira aplicação e aumentar a dose de nitrogênio visto que nestas áreas há grande utilização de N para degradação da palhada”, explica. 

Efeitos da aplicação do nitrogênio (trigo e cevada)
- coloração mais escura das folhas

- aumento no tamanho das folhas
- aumento na quantidade de afilhos
- maior número de espigas e grãos
- maior peso de grãos e produtividade
* aplicação realizada no estádio de perfilhamento

Programa Sentinela
Essa é uma dica do Programa Sentinela Cotrijal, com informações para o adequado planejamento da lavoura. 
Compartilhe essa informação e confira a publicação em nossas redes sociais, acesse nosso  Facebook e siga-nos no Instagran. 

Confira a entrevista com o coordenador técnico de Difusão, Alexandre Nowicki

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal 

*Com informações do Programa Sentinela