Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal e Câmara Brasil-Alemanha organizam fórum internacional sobre agronegócio 4.0

Cotrijal e Câmara Brasil-Alemanha organizam fórum internacional sobre agronegócio 4.0
Evento reuniu pesquisadores, área técnica, indústrias e produtores (Clique para ver mais imagens)
Henrique Hummes: tecnologias digitais impulsionam produtividade Nei César Mânica: Cotrijal busca o melhor para o produtor Dietmar Sukop: parceria com a Cotrijal traz bons resultados

Drones, veículos autônomos e outras tecnologias digitais começam a ser incorporadas pelos agricultores e apontam para um futuro de maior precisão no campo. Da semeadura à colheita, o domínio de todos os fatores que interferem no resultado, auxiliando na tomada de decisão, é o principal foco da chamada Agricultura 4.0, que foi o centro dos debates de evento internacional organizado em parceria pela Câmara Brasil-Alemanha e a Cotrijal.

O 1º Fórum Internacional de Agronegócio 4.0, nesta quarta-feira, 28/11, foi realizado em Carazinho, reunindo pesquisadores, profissionais da área técnica, produtores e representantes de indústrias da região e também da Alemanha. “A região é uma das mais avançadas no Rio Grande do Sul no uso de tecnologias, especialmente da agricultura de precisão, e nosso propósito foi promover um debate sobre o futuro e o que empresas alemãs e locais, trabalhando em parceria com alemães, têm desenvolvido para o campo”, explicou o diretor-executivo da Câmara Brasil-Alemanha, Dietmar Sukop.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressaltou o compromisso da cooperativa em levar o melhor conhecimento e tecnologias ao produtor. “A era digital veio para ficar, mas precisamos estar atentos ao que realmente vai trazer resultado para nosso produtor. Nosso compromisso é fazer esse elo entre as novidades e o campo”, afirmou. “A agricultura é complexa e precisamos avançar, buscar e entender as novas tecnologias”, completou o vice-presidente, Enio Schroeder.

Caminho sem volta

A Fazendo Otto, de propriedade dos irmãos Hummes, vem adotando sistematicamente as tecnologias digitais visando garantir maior uniformidade na produtividade. Henrique Hummes conta que hoje consegue, com base em sistemas de monitoramento instalados nos maquinários, analisar o resultado a cada metro quadrado. “É um caminho sem volta, que vai nos ajudar a ter melhor resultado. Precisamos ter dados precisos para tomar a melhor decisão”, disse.

A sede da propriedade está localizada em Victor Graeff, mas a família tem áreas de terra também em Santo Antônio do Planalto e Carazinho. São 600 hectares, com assistência técnica integral da Cotrijal. “É a nossa parceira em tudo, indispensável na busca por conhecimento e novas tecnologias”, afirmou o jovem, durante palestra no fórum, em que apresentou a forma de trabalho da propriedade.

EXPODIRETO – O diretor-executivo da Câmara Brasil-Alemanha antecipou que seis empresas alemãs vão estar na Expodireto Cotrijal 2019. O estande coletivo na feira vai reunir tecnologias em implementos agrícolas, biogás, dentre outras. “Vemos a Expodireto como uma ótima oportunidade para as empresas alemães e os produtores brasileiros”, afirmou Dietmar Sukop.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal


Cotrijal e Câmara Brasil-Alemanha organizam fórum internacional sobre agronegócio 4.0 Henrique Hummes: tecnologias digitais impulsionam produtividade Nei César Mânica: Cotrijal busca o melhor para o produtor Dietmar Sukop: parceria com a Cotrijal traz bons resultados