Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cuidando de gestores: da contratação à aposentadoria

Cuidando de gestores: da contratação à aposentadoria
Presidente Nei César Mânica, com a gerente do DHO, Simone Rohrig (à esq.), a ex-gerente do DHO, Iara Silveira da Cruz, e a coach Joice De Liz (à dir.)

Não é por acaso que a Cotrijal está no topo do ranking das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul e também entre as melhores do Brasil. Inova nos serviços e investe nas pessoas para ter o respeito e a admiração de produtores, parceiros e do setor. Internamente, além dar todo o suporte aos gestores, em nível de gerência, auxilia esses profissionais, em fase de aposentadoria (pós-carreira), no planejamento de novos horizontes alinhados com suas preferências, valores e missão de vida. 

“Compor o novo relógio da vida é desafiador. Pensar no futuro, na carreira profissional, na aposentadoria, fazer escolhas, lidar com a mudança, reconhecer limites e construir novos projetos são algumas das questões trazidas pelos participantes no decorrer do trabalho. A partir de uma abordagem individual, valorizamos, em todo o processo, a escuta, o diálogo e a reflexão. O objetivo é propiciar um espaço para as pessoas pensarem sobre o lugar que o trabalho ocupa na sua vida e suas implicações no momento de uma transição, no caso destes gestores, pela aposentadoria” explicou a coach Joice Farina De Liz, da Personal Consulting.

Na cooperativa, o Programa de Pós-Carreira existe desde 2015 e atende gestores de forma personalizada. A ex-gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Iara Silveira da Cruz, que instituiu a proposta na Cotrijal, juntamente com a direção, foi uma das beneficiadas pela consultoria. 

“Traçar projetos sem o dia a dia profissional fora da Cotrijal não é fácil. Mudanças por si só causam ansiedade e expectativas e a aposentadoria é uma grande mudança. O processo de coaching de final de carreira ajuda a estruturar recursos internos emocionais e mentais para enfrentar os novos desafios”, afirmou Iara. Ela atuou por 15 anos na Cotrijal. 

O ex-gerente de Tecnologia de Informação (TI), Ari Heck, também participou da iniciativa. “A Cotrijal me deu uma base sólida e abriu portas para começar novos projetos”, opinou. Ele deixou a cooperativa, em 2016, após 40 anos de casa, e segue atuando na área como autônomo. 

Na Cotrijal, cinco gerentes já participaram do Programa de Pós-Carreira. Entre os temas abordados estão a organização do tempo, o planejamento de finanças e novos projetos de vida. As sessões de coaching são realizadas em Porto Alegre. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal