Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Carlos Sperotto será homenageado com o Semente de Ouro

Carlos Sperotto será homenageado com o Semente de Ouro

Homenagear aqueles que contribuíram com a Expodireto e dedicaram a vida ao agronegócio gaúcho e brasileiro. Este é o objetivo do Troféu Semente de Ouro, que neste ano, em sua 14ª edição, será entregue aos familiares de Carlos Rivaci Sperotto, falecido em dezembro de 2017 e que por muitos anos presidiu a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

A definição ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), em reunião entre a presidente do Poder Legislativo de Não-Me-Toque, Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca, com o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

O Troféu Semente de Ouro será entregue no dia 5 de março, às 16h30, no Auditório Central, durante a 19ª Expodireto Cotrijal.


O HOMENAGEADO

Sperotto foi presidente da Farsul por mais de 15 anos, sendo o líder que mais tempo permaneceu no cargo. Em 2015, ele venceu mais uma eleição para presidência da entidade, para o triênio 2016/2017/2018. Muito engajado no setor rural, ainda acumulava a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae/RS) e era também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Natural de Palmeira das Missões, era médico veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de produtor de grãos e criador de ovinos. Sperotto faleceu no dia 23 de dezembro de 2017, aos 79 anos, vítima de câncer no esôfago.

SEMENTE DE OURO

O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal nº 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em 13 edições, já foram homenageados: presidente da Cotrijal Nei César Mânica – 2005; diretora da Revista Plantio Direto, Juliana Borges – 2006; governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto – 2007; Emater/RS-Ascar – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011; ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto – 2014; Stara – 2015; ex-ministro dos Transportes e organizador do Fórum Nacional do Milho, Odacir Klein – 2016; e sócio-fundador da Brasoja, Antônio Sartori – 2017.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

*Com informações da Ascom Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque