Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

RS e PR unem-se por demandas da suinocultura

24/03/2009

teste teste Obrigado Campo bonito campo lavrado Moto Lideranças das cadeias produtivas de suínos do Rio Grande do Sul e do Paraná devem aportar em peso, hoje, em Brasília, quando solicitarão apoio ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. A intenção é sensibilizá-lo para as dificuldades que o setor tem enfrentado, especialmente com a redução da demanda internacional. Segundo o diretor-executivo do Sips, Rogério Kerber, o RS é um dos principais estados prejudicados pela crise financeira mundial, já que, em 2008, 44% do volume embarcado pelo Brasil era mercadoria gaúcha.
A principal reivindicação é agilização no acesso a novos mercados. "Houve desaceleração da demanda de novembro para cá. Precisamos fazer um esforço para buscar alternativas", disse Kerber. Também serão solicitadas linhas de crédito para financiamento da produção. A medida seria uma forma de compensar o "custo de logística enorme suportado pelo setor", decorrente da enchente em SC e da realocação de mercadorias. Ainda é reivindicada liberação de créditos das exportações. O presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, apoia o pedido e estará na reunião.

O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, estará no encontro. Levará também pleitos dos produtores de milho e trigo. Ele participa hoje da reunião anual do Conseagri, em Brasília, quando serão abordadas as mudanças na rastreabilidade e a reserva legal.

Fonte: www.agrolink.com.br
teste teste Obrigado Campo bonito campo lavrado Moto