Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Conselho Internacional estima queda na produção de trigo

03/04/2012

De acordo com IGC, colheita será limitada pela redução da produtividade de países

Redução da safra em países como Ucrânia, Austrália, Casaquistão e Marrocos contribuíram para o recuo da produção mundial A produção mundial de trigo deve cair 15 milhões de toneladas no ano-safra 2012/2013, para 681 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta segunda, dia 2, pelo Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês), em sua primeira estimativa para nova temporada.

Segundo o IGC, a colheita global será limitada por uma redução da produtividade média em relação à máxima observada em 2011/2012, com as safras menores na Ucrânia, Austrália, Casaquistão e Marrocos – parcialmente compensadas por produções melhores na América do Norte e na Rússia.

Além disso, o conselho estima que a produção mundial de milho em 2012/2013 cresça 4% frente ao ano anterior, para 900 milhões de toneladas, com a área total plantada devendo alcançar um recorde histórico devido aos preços favoráveis e ao potencial de bons lucros.

"A perspectiva de oferta e demanda para o milho deve continuar bem apertada em 2012/2013, mas uma safra maior, incluindo uma importante recuperação nos Estados Unidos, não deve ser totalmente absorvida pela demanda, deixando espaço para uma modesta recuperação das ações", explicou o IGC em nota.

Agência Estado