Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Internet para o homem do campo

19/03/2012

Cotrijal participa de seminário para discutir a importância da internet para as famílias que vivem da agricultura

Autoridades estaduais e nacionais reuniram-se na sexta-feira (16) em Lagoa dos Três Cantos para debater o assunto "Banda Larga, Desafios e Oportunidades para a Região". O seminário fez parte das festividades dos 20 anos de emancipação político-administrativa do município.

O prefeito da cidade, Ernor Weber, comentou que no ano passado, quando foi assinado o convênio, a Telebras comprometeu-se a levar a banda larga para a região. "A COPREL já assinou um contrato para trazer via fibra ótica, isso é muito importante, pois ela vai fornecer para todos os provedores interessados, e nós estamos fazendo o nosso projeto de distribuição dentro da cidade", salientou, destacando a entrega de 255 netbook realizada na sexta-feira para os alunos das escolas estaduais e municipais. "Conseguimos contemplar 100% dos alunos e achamos que isso será um salto de qualidade na educação e para todos os nossos projetos", complementou.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, participou do painel: A importância da Banda larga no agronegócio. E manifestou sua grata satisfação ao perceber que a internet está cada vez mais próxima do homem do campo. "A Cotrijal gosta de desafios e sabemos que com essa tecnologia o agricultor estará conectado com o mundo, e promoverá a manutenção do homem no campo", disse Mânica.

Representando o Governo Estadual, o diretor de inclusão digital da Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Gerson Barrey, afirmou que a Pasta tem acompanhado muito de perto os movimentos que a região tem feito em relação aos projetos de cidade digital. "Ano passado ele era somente um sonho, agora já se transformou em realidade. O Governo coloca muitas esperanças nesse projeto, que é um diferencial, pois busca levar a fibra ótica na casa dos cidadãos", comentou, dizendo que o governador tem desafiado a sua equipe para levar condições de infraestrutura exatamente para as cidades mais distantes, promovendo um desenvolvimento econômico com inclusão social. "A região vai potencializar essa vocação do agronegócio com as inovações tecnológicas", finalizou.

O evento teve os seguintes temas: Aplicativos para as Cidades Digitais Brasileiras, Importância da Banda Larga para o Agronegócio, Sociedade Brasileira do Teletrabalho, culminando com uma Videoconferência com a participação de pessoas de Portugal e Costa Rica.
PRESENÇAS: Prefeito de Lagos dos Três Cantos e presidente da AMAJA Ernor Weber; presidente da Câmara de Vereadores três-cantense Senio Brune; diretor da Telbrás, Paulo Kapp; Diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, Gersom Barrey; representando o Ministério das Comunicações, Ronald Costa; Diretora de Logística da Secretaria de Estado da Educação,Ana Claudia Figueroa; gerente nacional de Relações Institucionais da Intelbrás, Rosilda Santos Prates; deputados federais: Elvino Bohn Gáss, Luiz Noé e Dionísio Marcon. Presidentes de Cooperativas da região: Nei César Mânica (Cotrijal), Cristiano Scher (Cotrisoja), Jânio Vital Stefanello (Coprel), Sérgio Tonello (Sicredi Rota das Terras), Sirlei Gatto representando a Cooperativa Santa Clara, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e demais autoridades da região.