Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Câmara Temática do Leite discute ações futuras para o setor

19/03/2012

A Câmara Temática do Leite (CTL) esteve reunida na manhã de hoje (15/03) no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC) para discutir assuntos pertinentes ao setor leiteiro das cooperativas gaúchas. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e pelo presidente da Câmara Temática do Leite e da Cosuel, de Encantado, Gilberto Antônio Piccinini. No centro das discussões, questões relacionadas ao Novo Fundopem para cooperativas e a redução de recursos da linha de crédito rural.

Segundo Piccinini, "o Fundopem já está em pauta há bastante tempo, mas precisamos regulamentá-lo para que atenda as necessidades das cooperativas. Hoje formamos um grupo de trabalho para tratar da alteração da lei", enfatizou. Será agendada para o próximo mês uma reunião com técnicos da Secretaria da Fazenda estadual para esses ajustes. O presidente da CTL também abordou uma parceria que as cooperativas da região, a AMVAT (Associação dos Municípios do Vale do Taquari) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) firmaram com o Estado Autônomo da Galícia, na Espanha. "O projeto já em andamento e pretendemos difundí-lo com as demais cooperativas parceiras do CTL". Ele revela que "já está encaminhado com o governo do Estado, através do secretário da Agricultura Luiz Fernando Mainardi essa ideia, que diz respeito a tecnologia, informação, controle da produção de leite, genética e principalmente uma nova estruturação na produção de leite. Teremos boas novidades na busca de parcerias para que todos no setor cresçam", finalizou.

Perius salientou a importância do encontro de hoje. "Definimos alguns arranjos institucionais para o setor, principalmente no que concerne a operacionalização dos avanços legais que foram criados em 2011 pelo governo estadual e o parlamento gaúcho, no sentido de operacionalizar um projeto chamado Recoop, que facilita o acesso a recursos pelas cooperativas. Também conversamos sobre novos arranjos agroindustriais que as cooperativas em conjunto querem criar e implementar, com o objetivo de nivelar questões de controle e gestão interna de cooperativas", frisou Perius.

Participaram da reunião, além dos presidentes da Ocergs e da CTL, os representantes de cooperativas Ênio Cichelero e Lourdes Fracalossi (Santa Clara), Carlos Alberto Freitas (Cosuel), Fernando Staggemeier (Languiru), Jones Ragazoni (Cosulati) e José Mário Hansen (Piá). Também esteve presente o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto e o diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Derli Schmidt. A CTL é integrada por seis cooperativas gaúchas, CCGL, Cosuel, Cosulati, Languiru, Piá e Santa Clara.