Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Autoridades e grande público movimentam terceiro dia

18/03/2009

Mais de 42 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Expodireto Cotrijal nessa quarta-feira (18).

O destaque da manhã, mais uma vez, ficou por conta do otimismo, dessa vez, dos suinocultores que afirmaram estar confiantes na recuperação da atividade, durante o 5º Seminário Estadual da Suinocultura.

A redução dos custos de produção e o aumento das exportações, que somam mais de 600 mil toneladas, o que corresponde a 20% do total de 3 milhões de toneladas produzidos no país, renovam o ânimo da suinocultura gaúcha, que passa por um período de turbulências. Além disso, as expectativas são de recuperação de preços nas granjas, já no segundo semestre do ano, contribuem para essa mudança positiva no cenário a redução dos custos do milho e do farelo de soja e o ajuste da oferta e da demanda.

A importância do planejamento estratégico também esteve em pauta na programação da feira, durante o Fórum Estadual do Leite. Com o tema Integração Pecuária – Lavoura, o produtor e associado da Cotrijal, Luiz Carlos Schuster falou sobre a importância do gerenciamento leiteiro para o aumento da produtividade e lucratividade da propriedade. “Planejamento estratégico é fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer negócio. No caso da pecuária leiteira, o manejo alimentar é uma das prioridades”, afirma. O produtor falou ainda sobre a produção leiteira brasileira, que apesar da crise econômica, não sofre com grandes prejuízos. “O Brasil é um país privilegiado. Felizmente não sofremos os impactos da crise global como os países europeus e a China”, completou.

Autoridades como o Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado e o Secretário da Segurança do Rio Grande do Sul, Edson Goularte, também estiveram presentes na Feira. Além disso, o ex Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, gestão 2002-2006, Roberto Rodrigues também esteve presente e recebeu o Troféu Semente de Ouro, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque (RS).

A Expodireto Cotrijal 2009 acontece até 20 de março. Nessa quinta-feira (19), está programada visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Na programação também está o Seminário O Seguro Agrícola para o Rio Grande do Sul – Desafios.

Mais notícias on line, galerias de fotos e vídeos no site da Feira: www.expodireto.cotrijal.com.br