Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal e Emater retomam cursos na Casa da Família Rural

O curso marca a retomada dos trabalhos do Centro de Treinamentos de Agricultores do Alto Jacuí - CETAJ, localizado dentro do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

No encerramento, as participantes agradeceram a oportunidade de melhorar seus conhecimentos na área de culinária e garantiram que vão pôr em prática com suas famílias o que aprenderam. Algumas até já manifestaram interesse em começar a produzir tortas para vender. E esse é, segundo a coordenadora regional da área de bem-estar social da Emater, Luciana Gobbi, o objetivo dos cursos profissionalizantes na área de culinária. "Estimular os participantes a produzirem alimentos de qualidade, para que suas famílias possam desfrutar, dando NOTICIAS de alternativas mais econômicas de produção, e mostrar que esta pode ser uma opção a mais de renda na propriedade", afirma.

O coordenador do CETAJ, técnico em agropecuária Celso Siebert, disse que intenção da Cotrijal e da Emater/RS-Ascar, entidades parcerias na criação do centro de treinamento, é desenvolver a partir deste ano também cursos nas áreas de grãos, produção animal, gestão da propriedade e outras que forem de interesse dos produtores ligados à cooperativa. Na área de culinária, um segundo curso de tortas já está marcado para meados de setembro, com grupo de participantes já definido. O primeiro curso foi voltado para produtoras de Não-Me-Toque. O segundo envolverá produtoras de Victor Graeff.

O gerente da unidade Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, destacou a importância da parceria entre a cooperativa e a Emater para dar ao produtor, associado da cooperativa, novas oportunidades de aprendizado. Segundo ele, informação de qualidade é o que o produtor precisa e isso está sendo oportunizado através dessa relação de longa data entre as duas instituições e que se fortifica com a retomada dos cursos profissionalizantes no CETAJ.