Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Aproveitamento do Leite é tema de oficinas na Emater

10/03/2009

O Espaço da Família Rural, criado em 2004 na Expodireto Cotrijal através de parceria com a Emater/RS-Ascar, a cada ano vem atraindo maior atenção dos visitantes pela importância dos temas trabalhados. E um dos destaques do trabalho da Emater é a Casa da Família Rural, onde anualmente uma equipe de extensionistas desenvolve oficinas de culinária abertas à participação de todos os visitantes.

Em 2009, o tema a ser trabalhado é o aproveitamento do leite. Segundo a coordenadora das oficinas, Ana Maria Knoff, a escolha deve-se à importância da atividade leiteira como alternativa de renda à produção de grãos na região. “Queremos mostrar como os produtores podem melhor aproveitar esse alimento rico em cálcio na alimentação e também oferecer NOTICIAS de boas práticas de fabricação dos produtos, para que possa ser feita, inclusive, a sua comercialização”, explica Ana Maria.

As oficinas acontecem de 16 a 20 de março, em dois horários: 9h30 e 14h30. A cada dia vai ser trabalhada uma receita diferente, que consta em um folder com as instruções necessárias para o preparo dos produtos, a ser distribuído gratuitamente ao público. Confira a programação das oficinas:

16/3 – segunda-feira: queijo minas frescal 17/3 – terça-feira: bebida vitaminada 18/3 – quarta-feira: sorvete de morango 19/3 – quinta-feira: requeijão cremoso 1 e requeijão cremoso 2 20/3 – sexta-feira: iogurte e iogurtinho

O folder traz ainda NOTICIAS de pasteurização do leite e da nata e produção de ricota e doce de leite. Além de poder acompanhar a preparação das receitas, os visitantes ainda vão poder degustá-las. As oficinas vão estar sob a coordenação das extensionistas Ana Maria Knoff, Andréia Dal Molin, Carmen Savoldi, Lidiane Kuhn, Marli Teresinha Bernardi e Sonia Reginato de Oliveira.